Thursday, 21 November 2024

Lagoa Augusto Ruschi: patrimônio turístico pronto a atrair 6 mil turistas e visitantes

spot_img
spot_img
spot_img

PEDRO CANÁRIO (ES) – Crianças passeiam de bicicletas, patinetes e skates pelo anel central – colorido, assimétrico e divertido –, enquanto pessoas de todas as idades praticam caminhadas em busca de saúde e bem-estar. Quiosques enfeitam a paisagem, apresentam ao público o cardápio do dia e fisga os primeiros clientes animados. Bem próxima a uma charmosa área de ginástica e playground, a arena esportiva ferve de competições, atraindo amantes do futebol e outras modalidades esportivas. O palco principal não fica de fora e já coleciona as primeiras atrações culturais de sucesso: feira gastronômica, decoração natalina e shows musicais no mais novo point de curtição e azaração da cidade. Enquanto tudo isso acontece, pássaros silvestres, garças e tuiuiús – antigos moradores – dão as boas-vindas aos nativos, visitantes e turistas da Lagoa Augusto Ruschi.

Inaugurada em 20 de dezembro de 2023, esse patrimônio turístico canariense está pronto para atrair cerca de 6 mil turistas ao mês na região norte do Espírito Santo, extremo sul da Bahia e leste de Minas Gerais. Acha exagero? Basta dar uma espiadinha na programação cultural anual definida pelo prefeito Bruno Araújo que você logo concordará comigo. Fora a propaganda gratuita veiculada pelos moradores nas redes sociais (digna de orgulho) por meio de cliques, posts e flagrantes fotográficos que estão reverberando em Pedro Canário (ES), Conceição da Barra (ES), São Mateus (ES), Pinheiros (ES), Montanha (ES), Mucurici (ES), Ponto Belo (ES), Mantena (MG), Mucuri (BA) e Teixeira de Freitas (BA). Um sucesso retumbante e avassalador.

Outro charme à parte está na realização de cultos e eventos religiosos. O mais recente, a Marcha pra Jesus, trouxe uma multidão para a lagoa e celebrou a hegemonia de shows musicais cristãos. O que pode motivar a Associação de Pastores e Evangelistas de Pedro Canário (Aspaepec) a promover muitos outros momentos de evangelização.O imponente Cruzeiro instalado bem em frente à lagoa (ala oeste), pedido feito à época pelo padre Carlos Faggion, convida a todos a momentos singulares de introspecção e oração. Ótimo lugar para realização de celebrações católicas, terços marianos, novenas e missas campais a serem promovidas pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O lugar é lindo, aconchegante e uma importante janela de evangelização de públicos não frequentadores de religião.

O Auto da Paixão de Cristo, previsto para o dia 29/03 (Sexta-Feira Santa), que já era realizado na lagoa desde 2010, vem com tudo nesse primeiro ano de inauguração do espaço. Buscando preservar a beleza do lugar, a produção da encenação bíblica optou por usar apenas 40% da arena turística da lagoa e pretende acomodar o público em arquibancadas instaladas na Rua Boa Esperança. A Prefeitura de Pedro Canário, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é parceria do Auto da Paixão de Cristo e busca a melhor solução para o uso consciente do espaço público.

Como podemos ver, já existe uma efervescente e disputada programação cultural, esportiva e religiosa que marcará para sempre a existência da Lagoa Augusto Ruschi. Entretanto, resta saber se o público visitante respeitará e manterá a beleza natural do lugar. Vamos a algumas regrinhas básicas de etiqueta, civilidade e patriotismo ao visitar o lugar: não pise na grama! A prefeitura faz um esforço tremendo para manter as gramíneas lindas e regadas, aí vem um espírito de porco e sem noção pisotear tudo. As câmeras estão de olho em você! A vigilância patrimonial 24 horas presente na lagoa também. Para isso, existem as passarelas de concreto, as ruas do entorno e o anel central sinalizado, certo?

Outra dica universal: não retire nada da natureza e leve com você todo o lixo que produzir, inclusive o cocô do seu pet. O animal é irracional e não possui habilidades mentais para cumprir essa fatídica tarefa. Ah, refiro-me a seu bichinho de estimação, certo? (risos) Portanto, cabe a você todas essas tarefas, se tiver um pingo de civilidade e educação emanando do seu coração. Ser chique não é ostentar roupas caras e joias exclusivas da última temporada de Milão. Ser chique mesmo é ser um exemplo às futuras gerações e exalar bons modos, postura cidadã e elegância social por onde passar. Isso é ser chique de verdade.

Para dar uma mãozinha aos desavisados, a prefeitura mandou instalar placas de orientação, de advertência e de sinalização turística, mas o cúmulo do absurdo e da ignorância é flagrar durante a produção dessa reportagem uma ‘gente fina, elegante e sincera’ praticando atos de vandalismo público na lagoa. A sensação que tenho é que parece que essas pessoas estão ‘pagando para ver’ uma multa, notificação, abordagem da vigilância, flagrante das câmeras exposto nas redes sociais ou quem sabe até prisões pelo desrespeito ao patrimônio público. Caberá à própria população também fiscalizar e denunciar certos vândalos, afinal a lagoa é um bem de todos nós. Vamos juntos defendê-la?

- publicidade -spot_img
- Publicidade-spot_img

Leia Também